sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Futebol: Quem disse que não é coisa de mulher?

Torcer pelo time mesmo quando ele está perdendo, xingar o árbitro e os bandeirinhas, comemorar o gol com muita gritaria e ainda tirar um sarro da cara do time adversário. Essas e outras tradições também fazem parte da vida das mulheres que gostam de futebol. Afinal, o esporte não é coisa só de homem. Estão aí, por exemplo, nossas jogadoras da seleção brasileira para mostrar que as mulheres entendem, e muito, de futebol. Segurem-se homens, nós também somos candidatas a assistente de técnico, sim!
Eu mesma sou louca por futebol e faço questão de conversar com quem entende do assunto. Não sou dessas que vai para estádio apenas para acompanhar o marido ou o namorado. Saber como está o rendimento do time. As vitórias e as derrotas, os pontos acumulados. Quem sobe e quem desce na tabela do campeonato, seja estadual ou nacional. E mesmo nas disputas internacionais. A história de um time não se perde de vista e a conversa segue com conhecimento de causa.
Literalmente, visto a camisa do time do coração e torço mesmo, com direito a palavrões de primeira linha e muita reclamação quando acho que vale a pena. O gosto por futebol surgiu ainda quando criança. Filha de um torcedor “doente” e irmã de um outro “fanático” pelo esporte, compartilho com eles e com a grande maioria da família, o amor pelo mesmo time. Não vou aqui dizer qual é em respeito aos meus leitores que vibram por outros times. Vamos manter a elegância, combinado?
Em dia de jogão, trocamos o salto pelo tênis surrado, colocamos a calcinha da sorte e botamos a baby look do time para ver nossos ídolos entrarem em campo, ao som dos hinos e do barulho das massas. A hora de arrepiar é o grito da torcida, antes de começar a partida. Bandeiras ao vento, e lá estamos nós a roer as unhas, esquecendo todo o investimento na manicure. A maquiagem básica garante o charme, mas sem chamar atenção. Afinal, não vamos querer arrumar confusão entre o maridão e o cabeludo que está pulando do meu lado.
Na hora de xingar o juiz, o fazemos como gente grande com um palavreado pouco digno de uma lady, mas totalmente pertinente à situação futebolística. A hora do gol, é a explosão da alegria. A comemoração, o grito e o abraço da torcida, dos amigos e dos desconhecidos que dividem esse momento único para quem é apaixonado por futebol. Ficam aqui as minhas saudações aos fãs do esporte que acompanham essa paixão que move milhares de torcedores. E nós, torcedoras de carteirinha, vamos também garantindo nosso lugar nos estádios, nos bares, em casa. Vamos vibrando, na alegria e na tristeza, com estes jogadores e jogadoras que correm atrás de uma bola, de um sonho, da glória de serem, um dia, vencedores e vencedoras.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 Grunge Girl Blogger Template Designed by Ipietoon Blogger Template
Girl Vector Copyrighted to Dapino Colada